O trabalho é um dos pilares de nossa vida, sendo o seu equilíbrio, um fator importante para a manutenção de nossa saúde emocional e mental. Algumas pessoas acreditam que trabalhar de casa é fácil, mas quem aderiu ao home office ou teve que passar por ele alguns dias entendeu que não é tão simples assim.
O home office, é a prática do trabalho remotamente em ambiente externo ao da empresa, se tornou cada vez mais comum. Hoje a maioria das grandes empresas contam com programas onde o colaborador trabalha duas ou mais vezes por semana de sua casa ou em ambiente externo.
A prática chegou no Brasil, com a promessa de gerar qualidade de vida para os colaboradores, com a redução do tempo de traslados, com a flexibilidade da jornada de trabalho e para as empresas contribui com a redução de despesas e elevação do nível de satisfação de sua equipe.
O que inicialmente pode parecer um sonho de trabalhar de casa, se torna o pesadelo office para algumas pessoas, com dias sem horário para entrar e sair, sem almoçar direito, com dor nas costas e problemas de conexão.
Nem todos os brasileiros, conseguem ser produtivos em suas casas, interrupções dos familiares, que não entendem que você está trabalhando, falta de infra estrutura, como uma boa cadeira ou conexão com a internet, ou ainda a constante sensação de fazer falta na empresa, entre outros assuntos, estressam mais do que aliviam os iniciantes na prática.
Para isso é importante considerar o home office como você encararia um dia de trabalho, buscando que este dia se torne mais produtivo que os demais, sabe todas aquelas tarefas pendentes, que você nunca consegue concluir pois passa muito tempo em reuniões improdutivas? O home office pode ser a solução.
Então vamos para as dicas de como fazer do home office um prazer:
1. Faça uma lista do que você precisa para trabalhar em casa e negocie com a empresa estes itens (apesar da maioria das empresas já disponibilizar quando faz a proposta). Por exemplo: telefone corporativo, notebook, etc…
2. Escolha um local na sua casa onde: você tenha bom sinal de telefone e internet, seja confortável (mas não a ponto de dormir, ou seja nada de sofá!), tenha apoio (uma mesa), esteja organizado e sirva para realizar uma vídeo chamada com alguém, e que preferencialmente você não seja incomodado.
3. Mantenha uma rotina, horário para começar a trabalhar, almoçar, realizar intervalos e encerrar o expediente. Nada de marcar reuniões fora do horário de trabalho.
4. O que significa que você precisa se arrumar para o trabalho, nada de estar descabelado ou com a roupa manchada, e se o seu gestor te chama em uma reunião por vídeo chamada?
5. Organize sua agenda para que no dia do home office você faça as tarefas que exigem menos interação com os seus colegas (análise de relatórios, elaboração de apresentações, revisão de procedimentos).
6. Busque estabelecer uma rotina com sua equipe e colegas para interagir quando em home office, nas primeiras horas do dia para alinharem as coisas, depois pode ser difícil deles atenderem o celular.
7. Assim como na empresa evite os distratores, celular, redes sociais, ficar na cama, televisão, tudo isso pode impactar na sua produtividade, então busque os manter longe durante o período de trabalho.
O home office é como arte, varia de gosto para gosto. O home office é uma arte elaborada com paciência persistência e capacidade de adaptação, para que ele se torne benéfico para você e sua empresa,. Busque o seu melhor para o tornar um dia gratificante de trabalho