A campanha janeiro branco foi criada em 2014, por profissionais da saúde mental de Minas Gerais. Inspirada no Outubro Rosa, a campanha tem como objetivo promover os cuidados em saúde mental no país.
Mas, essa história de saúde mental, é só pra quem tá louco? Não. O cuidado em saúde mental é para todos nós, a saúde mental é a capacidade individual de, lidar com as exigências da vida e buscar o equilíbrio emocional, alcançando comportamentos que sejam saudáveis para a pessoa.
Todos nós teremos momentos em nossas vidas, nos quais precisaremos de ajuda então precisamos recorrer aos profissionais especializados para isso e no caso da saúde mental, os principais profissionais são os psicólogos e psiquiatras, mas muitos outros profissionais dão o apoio no trabalho de saúde mental.
Essa é a oportunidade de mostrar para a sociedade que assim como cuidamos de nossos corpos diariamente, com boa alimentação, atividades físicas e idas regulares aos médicos, devemos cuidar de nossa mente e emoções com o mesmo empenho e regularidade.
A escolha da cor branca, segundo o site Janeiro Branco, pois “é a cor a partir da qual toda outra cor pode aparecer, se destacar, existir e acontecer como um projeto, como uma possibilidade – assim como a partir de uma folha em branco qualquer história pode ser escrita ou reescrita. A cor branca nos possibilita qualquer ideia, qualquer criação, qualquer ousadia, qualquer realização. O branco possibilita inícios e (re)inícios, partidas e convites à criatividade. “
O mês também não foi escolhido ao acaso, no final do ano fazemos o balanço de nossas vidas encerramos um ciclo e em janeiro iniciamos um novo ciclo com o desejo de transformação de nossas vidas. E é nesse espírito que a campanha surge de resgate de sonhos, construção e execução de projetos pessoais.
As principais mensagens da campanha são: quem cuida da mente, cuida da vida; quem cuida das emoções, cuida da humanidade; quem cuida de si, já cuida do outro; sem psicoeducação não haverá solução; autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental; o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença. Estas frases têm o objetivo de chamar a atenção da população e também dos profissionais para o tema.
A campanha propõe que a informação e o acesso à saúde mental, pode proporcionar acesso ao autoconhecimento, cuidado ás doenças mentais, e promoção de qualidade de vida.
Desta forma os profissionais da saúde mental, estão abrindo o acesso para a população, a esta informação, neste mês temos palestras, cursos, workshops, atendimentos e orientação, feito por estes profissionais para o público em geral.
Os mais diversos temas estão sendo abordados, como depressão, ansiedade, transtorno afetivo bipolar, CAPS e saúde pública, transtornos mentais, estresse, burn out, tdah, autismo, uma infinidade de temas para você obter
IMPORTANTE! Todas as ações que promovem o Janeiro Branco devem ser gratuitas. Então pesquise na sua cidade o que está agendado e ocorrendo, participe e incentive a outras pessoas participarem.
Mais informações no site: http://janeirobranco.com.br
Leia para compreender um pouco da relação machismo, Síndrome de Peter Pan e responsabilidade de acordo com a psicologia.
Psicólogas participantes do Janeiro Branco contam um pouco das suas visões sobre a Campanha brasileira...
Você sente que está em uma constante busca de equilíbrio? Vamos pensar sobre isso?
Leia para compreender um pouco da relação machismo, Síndrome de Peter Pan e responsabilidade de acordo com a psicologia.
Psicólogas participantes do Janeiro Branco contam um pouco das suas visões sobre a Campanha brasileira...
Você sente que está em uma constante busca de equilíbrio? Vamos pensar sobre isso?
Realizo consultorias além de ministrar cursos e palestras em escolas, universidades,empresas e instituições. E conduzo supervisão e grupos de estudos sobre as temáticas suicídio, depressão, orientação de carreira e vocacional, atendimento clínico, ansiedade, entre outros…